sexta-feira, 27 de março de 2020

Pessoa com suspeita de contaminação pelo Novo Coronavírus está em isolamento ?


               O Decreto 316/2020,16/03, em seu “artigo 2º cria o Gabinete Municipal de Prevenção e Acompanhamento, composto pelo Secretário Municipal de Saúde, Secretário Municipal de Educação e Cultura, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e o Comandante do Destacamento da Polícia Militar,sob a presidência do primeiro, visando adotar as medidas preventivas, terapêuticas e administrativas necessárias para o enfrentamento da situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia  de coronavírus (Covid-19).

                Até o momento, 27, passados 10 dias, ainda não houve pronunciamentos públicos dos integrantes deste Gabinete Municipal de Prevenção e Acompanhamento, havendo sim dedicação dos membros deste Gabinete, desempenhando seus papéis porque o povo em sua grande maioria vem mantendo a quarentena de isolamento e todos os membros da frente de trabalho dos integrantes da saúde e outras áreas pertinentes estão trabalhando e as outras medidas impostas  pelos dois decretos municipais, para enfrentamento da questão da Pandemia tem dado resultados satisfatórios em todo o nosso município.  

                 Ontem,26, mesmo eu estando em isolamento, fiquei sabendo de um caso ocorrido ontem a tarde e que está relacionado ao novo coronavírua , uma suspeita de que uma pessoa estaria infectado :
Ontem, uma informação oficial do gestor da Administração Pública, o Prefeito Municipal, que não tem medido esforços pra atender a demanda do enfrentamento ao novo vírus,  falou em rede social (página da Prefeitura no Facebook )  , através de vídeo, sobre o aparecimento de uma  pessoa suspeita de estar contaminada . Seguiu-se ao vídeo, na parte de comentários, muitas lamentações e outras opiniões e expressões sobre a situação .

                  No vídeo, a fala do prefeito : “Meus amigos, passo pra informar que nossa cidade já temos uma pessoa com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Não é motivo para pânico mas sim de continuarmos tomando as precauções indicadas pelos nossos especialistas e pela Organização Mundial de Saúde”. ASSISTA AO VÍDEO  AQUI
O comunicado é o seguinte, postado com o vídeo : “1 caso suspeito foi notificado em Recreio nesta quinta-feira (26/03). Exame será enviado para o diagnóstico da Fundação Ezequiel Dias – FUNED – (Belo Horizonte). Pedimos a população que continue seguindo as orientações de especialistas e da Organização Mundial da Saúde. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, passará todas informações.”

                   Observa-se que nem o prefeito no vídeo e nem o comunicado da página do Facebook informa que o paciente em questão, com suspeita de estar com infecções do novo vírus encontra-se  em isolamento. Porém o site Polis Recreio, de Recreio,MG que tem dedicado amplamente suas páginas pra dar apoio a todas as medidas  adotadas  de enfrentamento e orientado seus leitores sobre necessárias informações sobre a Pandemia , não somente do que ocorre em  nosso município como também nos municípios circunvizinhos , apresenta postagem , informando  o seguinte : “Segundo informações preliminares, o caso é de um paciente do sexo masculino, de 68 anos, que deu entrada no Pronto-Socorro Municipal nesta tarde de quinta-feira (26). Ele está em isolamento hospitalar” . E que “A amostra do exame foi coletada e será enviada para a Fundação Ezequiel Dias “FUNED”, em Belo Horizonte”. Confira AQUI

                O site Radiante Recreio, no intuito de colaborar divulgou o vídeo e o comunicado , mas informou : “ Até agora, 26, às 21,10h , 35 comentários e 132  compartilhamentos já aparecem no video, no Facebook”. Seguindo o que foi divulgado , o site fez um alerta  : “De acordo com as recomendações dos órgãos de saúde que tratam dos casos relacionados com o Covid-19 quem apresenta os sintomas e mesmo considerado em caso de suspeita deve ficar em isolamento “. CONFIRA AQUI
                
                Nós começamos este artigo, dizendo que há um  Gabinete Municipal de Prevenção e Acompanhamento para adotar as medidas preventivas, terapêuticas e administrativas necessárias para o enfrentamento da situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia  de coronavírus criada por decreto municipal. o motivo desse nosso presente artigo , é solicitar aos que estão responsáveis diretamente  pela aplicação das medidas de enfrentamento a Pandemia  que venham a esclarecer sobre o ocorrido de ontem, juntamente com o Poder do Executivo pois de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde que tratam dos casos relacionados com o Covid-19 quem apresenta os sintomas e mesmo considerado em caso de suspeita deve ficar em isolamento. 
                 Daí a nossa pergunta : Pessoa com suspeita de contaminação pelo Novo Coronavírus está em isolamento ?




Nenhum comentário:

Postar um comentário