sábado, 1 de outubro de 2011

3ª JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL REALIZOU-SE EM RECREIO

Recreio viveu, no período de 15 a 30 de setembro,  a 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural que focalizou nesta sua terceira versão os depoimentos de recreienses, dando publicidade a questão da existência  da Praça dos Ferroviários como marco histórico e cultural da comunidade. A Abertura Oficial da Jornada foi quinta-feira, dia 15, às l5 horas , no Centro Cultural.
A Praça dos Ferroviários conta com o tradicional Jardim do Centro da Cidade ( Jardim Dona Rosa Vieira), próximo à Estação Ferroviária onde funciona o Centro Cultural ( Estação RECREIO)  que recentemente recebeu uma nova denominação Aristides Dorigo, aprovada pelo Legislativo . De acordo com o convite do evento, o projeto ofereceu a comunidade uma oportunidade de partilhar  informações e referendar a Praça dos Ferroviários como espaço de desenvolvimento  no município.A Festa foi uma promoção da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura,  Centro Cultural Aristides Dorigo  em parceria com IEPHA e o GOVERNO ESTADUAL DE MINAS (Cultura), com a participação do Jornal Pólis. A responsável pelo Evento  Maria de Fátima Costa Malta e o programador visual Gil Fiorezi assinam o convite  enviado a direção da Radiante Recreio. O evento só contou com a apresentação do vídeo-depoimento e uma exposição de fotos dos envolvidos e das décadas relembradas nos depoimentos. As fotos ainda estão expostas no Centro Cultural para visitação pública junto com a Mostra ds Réplicas Miniaturas de Rodin. As  fotos são do Recreio antigo dos tempos áureos da Ferrovia, mostrando gente, sociedades musicais , prédios e momentos relacionados com a passagem dos trens de ferro, das décadas de 30 a 60.
Abertura da 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Recreio, pela professora Rosaide e sentados Nelson, Ari e Lucy - participantes do documentário.

José Marcelino, Iris , Jacintho e Gircélia - participantes do depoimento.

Devido a um problema técnico inesperado, o depoimento não pôde ser apresentado em telão , ficando por conta de um apaarelho de TV que deu conta da boa apresentação do vídeo.

Provocou emoção em muita gente quando foi feita uma viagem no tempo ao velho Jardim da Praça dos Ferroviários que entre outras memórias resgatou as décadas de 30 a 60 quando a cidade tinha no Jardim Central (Dona Rosa Vieira) , A Praça dos Ferroviários e ruas do centro o seu point de encontro das famílias , jovens e crianças onde diversão e até suspiros dos namoros da época foram relembrados como o famoso footing. Ferrovia e ferroviários e tudo relacionado com a Praça dos Ferroviários com diversas fotos originais ilustraram os depoimentos dos "artistas", como foram denominados os participantes do vídeo, pelos realizadores do evento. 








O documentário teve música ( Caminhada )  de abertura e de encerramento de autoria do compositor e cantor recreiense Anibal Werneck de Freitas ( letra de Armindo Torres ), acompanhado ao violino por Arcelino de Oliveira Simão (1915/2010). 
Eliane ( Secretária Municipal de Educação e Cultura), Gil , Fátima Malta ( coordenadora do Centro Cultural Aristides Dorigo) e Léo ( Jornal Pólis), depois da apresentação do vídeo. no encerramento, quando a Secretária usava da palavra para falar na importância do acontecimento e agradecer.
FOTOS E COMENTÁRIOS : O JORNAL DE RECREIO,Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário