Entre as ações estão contratação de peritos médicos, remanejamento interno de profissionais e a adoção de um novo modelo de reconhecimento de direitos
Tendo em vista as reclamações de alguns segurados a respeito dos prazos para a realização da perícia médica, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que esses prazos estão acima da média em algumas Gerências-Executivas. Isto se deve ao número reduzido de peritos médicos e ao aumento da demanda dos trabalhadores pelo benefício de auxílio-doença, em decorrência do crescimento da formalização no mercado de trabalho.
Para sanar o problema, a Previdência Social estuda um novo modelo de reconhecimento de direito para benefícios por incapacidade e já possui autorização para a realização de concurso público para o preenchimento de 500 vagas de médicos peritos. O edital deve ser publicado no mês de dezembro.
Também já foi realizado concurso interno para a remoção de peritos para as áreas mais críticas.
O auxílio-doença é o benefício da Previdência Social concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente. Para a concessão desse benefício é necessária a comprovação, não apenas da doença, da incapacidade para o trabalho, por meio de uma avaliação de perícia médica.
Mais informações:
Ligia Borges
(61) 2021-5779
Nenhum comentário:
Postar um comentário