quarta-feira, 21 de março de 2012

Você conheceu o Brasil?

BRASIL

Estava saindo pra entregar jornal quando a notícia chegou “Morreu o Brasil". O Brasil do Seu Amaury e Henriqueta. Seu Amaury Torres, ela dos Loureiro. Mas Brasil foi praticamente a vida toda sapateiro, Igual ao pai.

A sapataria é ainda ali na Travessa Fernandes, Triângulo para os antigos. E quem tá lá continuando a trajetória é o Wander Sapateiro. Mas o Brasil estava morando em Leopoldina há alguns anos. Quem é do tempo do Brasil sabe que o Brasil, leitor de primeira, passava quase todo o tempo de descanso e nos intervalos de uma meia sola e remendos em sandálias, ele passava os olhos, passava não, absorvia conhecimentos e era o primeiro a falar das novidades pra quem chegase no seu atelier.

E ele sabia praticamente de tudo que rolava com o mundo e principalmente com o  Brasil, país, novos ministros, secretarias desde a esfera lá federal até estadual ( hoje também ele entenderia o porquê até das mudanças por aqui nas secretarias que criaram de uns anos pra cá. Pra ajudar o pai a sustentar filhos e estudos deles, Brasil não completou seu ginásio , nome na sua época do primeiro grau ( teve que fazer o tal do artigo 99, o Madureza. Mas dureza ou não ele venceu, rompeu barreira e quando recebeu seu grau segundo completo, sacramentado em diploma, ele comemorou como se comemora vestibular e formatura tudo junto.

Brasil de saber de cor todos os parentescos de recreienses ilustres e também dos menos ilustres que para Brasil não fazia diferença.

Mas Brasil não morre e mesmo a notícia chegando hoje, neste 14 março ensolarado de 2012, sem chuva por enquanto, Brasil vai ficando, chegando mais em nosso coração, não que não estava , mas agora ele entra mesmo de sola pra gente ficar sempre recordando de suas comparações, suas teorias fundamentadas em conclusões lógicas, Brasil deveria ser Diplomata. Daria certo. Tinha tudo em sua alma e intelecto condições pra ser político. Tinha suas opiniões e muito pouco foi aproveitado por nós, mas quem sabe seus irmãos ou um sobrinho ou outro vai escrever suas memórias. Será que Brasil deixou escritos?

Mas Brasil não está indo, tá ficando em nossa memória e de todos que o conheceram e sabem de que Brasil estou falando.

Marco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário